segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Maizena no caldo1

Hoje estava revisando meus caderno de anotação e vi o nome de Lucien Kroll no meio das anotações de Técnicas Retrospectivas, o que me lembro que a Cláudia Mudado (prof. de técnicas) me indicou a pesquisar um prédio dela em algum lugar.. que ela não se lembrou na hora.

Lucien Kroll (1927) é um arquiteto belga que desenvolveu um processo completamente diferente de progettazione, que envolve uma pluralidade única das decisões do projeto.

 

Era a Moradia Estudantil da Faculdade de Medicina da Universidade de Louvain (Bruxelas, Bélgica). O prédio é fascinante não apenas pela sua irritante beleza, ou cores, ou nem mesmo pela modulação trabalhada com diferentes e inusitadas combinações de materiais. 

O que impressionou foi a metodologia de projeto que ela utilizou para chegar ao resultado. Entrevistas com os estudantes que iriam habitar o espaço, troca de desenhos e experiências que se tornaram a prancheta multiautoral que produziu este projeto único.



 "Este edifício trata-se de um marco arquitetural, uma “anarquia” inspirada por Kroll, com aparência fragmentada e improvisada. Com o trabalho e participação dos estudantes e da comunidade envolvida, este projeto produziu um desenho o qual foge de todo princípio convencional de arquitetura; desenvolvido e erguido após muitos desencontros entre as intenções das autoridades da universidade e os estudantes da mesma aos quais se destinava o projeto em questão, levando a uma escolha especial do arquiteto"2.


Outro aspecto que me chamou atenção neste projeto foi a coordenação modulação. Isto mesmo! O projeto apresenta a repetição da medida modular (10cm) e não de um material construtivo, o que lhe dá toda esta aparência caótica. Peguei esta imagem do MOM para mostrar isto mais claramente. Todas as esquadrias mostradas na direita se encaixam perfeitamente na modulação 9M x 12M do desenho da esquerda, o que prova que janelas de tamanhos iguais não precisam, necessariamente, serem iguais. E este foi só um exemplo simples, que pode abranger outras partes de qualquer edifício.

 


1 - o título do post está justificado aqui no 1º post do blog
2 - ALBRECHT, Clarissa Ferreira - LUCIEN KROLL: UMA ARQUITETURA DA COMPLEXIDADE

2 comentários:

  1. oi rafa,
    esta obra é incrivel mesmo. Fiz um trabalho sobre o Lucien na facul, e depois te mando.
    Parabens pela iniciativa.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. oi xuuuu
    como assim vc ta fazendo um blog e não me contouuuu???????????

    ResponderExcluir