sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"minha" rua sem saida

Moro em uma rua que não é minha. Definitivamente.


Várias pessoas a têm como sua, já que fazem uso efetivo do espaço público. A rua onde moro é sem saída e muito tranquila no bairro Buritis, cheia de crianças e cachorros que vivem brincando na pracinha que existe ali. A rua está lá a uns 20 anos e a praça deve ter cerca de um ano de idade, e sua construção mudou um pouco a vida por aqui. Não há um dia sequer que não se pode ouvir os latidos, as crianças e os gritos maternos “olha o carro”... e existem dias que a rua está parcialmente bloqueada com cones que dão uma certa tranquilidade às mães e segurança para as crianças.


É um orgulho morar ali, mesmo que eu (ainda) não aproveite a ocupação que a rua proporciona. Teve até um dia que os pais alugaram uma cama de pula-pula e o lugar mais parecia um parque de diversão, mesmo que possuindo apenas um brinquedo. Nesse dia a Mari me deixou em casa e ficou maravilhada com o pessoal brincando na rua como não se vê mais por aí. Meus amigos adoam falar que eu moro em uma cul-de-sac, e enchem a boca pra poder falar em francês: "cul-de-sac" e ver que as aulas de urbanismo podem ser mais verdadeiras e úteis do que se imagina.


Enfim, estou de férias e hoje é dia 1º de janeiro, e minha resolução de fim de ano é ir à rua, ou melhor: à praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário