sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

18 de dezembro




Minhas aulas do 9º período de arquitetura haviam acabado na sexta passada. Estava enfim de féria e com poucas semanas para começar a projetar minha Moradia Universitária no Centro(1) me deparei com uma nova perspectiva que mudou um pouco bastante o que estava me propondo a fazer no próximo semestre.
Havia pego a correção do último capítulo da minha monografia, o capítulo "Conclusão" dois dias antes, e nela o professor comentou:

"(...) o TFG exige do aluno excelência em alguma área. Se você não tentar achar e definir um enfoque para essa proposta, corre o risco de desenvolver um projeto "sem caldo", deficiente: pode ficar parecendo uma "reforma". (...)"

Eu estava em apuros, pois não tive tempo para me dedicar ao capítulo final, e apesar de saber disso, sabia também que posteriormente teria que incrementá-lo, ou na verdade terminá-lo. O pior de tudo é que nem sabia qual seria este “caldo”
Foi aí, no ônibus, voltando da casa da minha namorada, Julia, que encontrei a solução. Eu estava lendo o livro Banquetes(2).

1- O tema do meu TFG é Moradia Universitária no Centro (de Belo Horizonte), e nele será desenvolvido um projeto de requalificação de uma edificação abandonada em umas das regiões mais degradadas do centro da capital. Aliado a isto, tenho um estacionamento do lado, que também será incorporado ao projeto, em forma de outra edificação ou algo que ainda vou descobrir.
2- Banquetes: expansões do doméstico. de Breno Silva e Louse Ganz - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário