quarta-feira, 19 de maio de 2010

Inspiração II



Esta semana tive um tempo para pesquisar mais algumas coisa para complementar minha monografia. Voltei ao ArchDaily para uma busca mais específica. "Student House", "House" e "Social Housing" foram uns dos termos usados na pesquisa.

Me deparei com o Have a nice dayum projeto que saiu de um concurso para moradia universitária em Toronto, Canada. Um prédio enorme com 30 andares de um conceito simples e muito interessante, a "sala de estar vertical". A idéia foi diminuir ao máximo o espaço privado da "residencia" de cada estudante, deixando toda a área de convívio do lado de fora, permitindo situações incríveis de sociabilização. Tudo, tudo mesmo fica fora da célula dormitório. Na verdade achei um pouco exagerado esta célula ser tão pequena, mas era a proposta deles. Contudo ista célula diminuta liberou espaço no prédio para uma diversidade de coisa. Sala de música, sala de estudos, sala de jogos, piscina, sauna, lavanderia, café, sala de dança, espaços de estar, estudo, enfim, uma infinidade de espaços de convívio que fazem do prédio uma verdadeira sala de estar vertical. Mesmo!

Os quartos, ou células dormitório são divididas em 4 tipologias: o Single room (com apenas uma cama), Buddy room (com duas camas de solteiro), Couples room (com uma cama de casal) e o Apartment (com dois quartos e uma sala/cozinha). Cada um deles com quantidades diferentes, sendo 375, 75, 15 e 20 unidades respectivamente. Também achei um exagero a quantidade de quartos para apenas uma pessoa. Três vezes mais quartos "singles" que a soma dos outros. Enfim...

Estruturalmente o prédio apresentou  uma solução simples. Circulação vertical em concreto para o travamento da estrutura metálica que ficou inteiramente no perímetro do prédio, deixando livre o andar corrido.

Um comentário:

  1. Oiii... Vi teu blog na comunidade do orkut sobre TFG ... Eu começo o meu no fim do ano mas já estou pesquisando tb... e to meio preocupada .. com tanto trabalho...

    ResponderExcluir